segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Evolution - Grandes mutações

Mamíferos

Os mamíferos apareceram a 200 milhões de anos atras, na Terra.

Os mamíferos são endotérmicos, dão à luz a filhotes e respiram ar. Estas são adaptações para viver na terra. Mas baleias e golfinhos são mamíferos, também. São mamíferos que vivem na água, mas sabemos que mamíferos evoluíram na terra.

O geólogo Phil Gingerich, descobriu no Paquistão o fóssil de um pedaço de crânio, que tinha a área do ouvido bem preservada, o que indicava sobre que espécime se tratava. A forma era bem familiar, mas de um jeito nunca visto antes pela humanidade.
Bom, o fóssil na verdade se tratava de um espécime novo, que era muito similar em tamanho e forma à parte traseira de um crânio de lobo.
Mas havia algo estranho nesse crânio, no lado interno tinha uma protuberância, e se não estivesse lá era fácil deduzir que se tratava de um mamífero carnívoro arcário ou o que chamamos de creodonte, porém, tinha a protuberância.
Mas o que a protuberância tem de tão especial?
Ela faz parte do ouvido interno do animal e tem um formato distinto, um formato encontrado hoje somente em baleias.
O que estava fazendo um ouvido de baleia no crânio de um ser que lembrava um lobo? Bom, para ter mais certeza que se tratava de um elo perdido das baleias modernas, decidiram procurar por mais possíveis fósseis intermediários dessa espécie.

Gingerich então foi ao deserto do Saara, em um lugar específico conhecido como vale das baleias. Porém, ficou frustado pois lá só havia basilossauros de 40 milhões anos, um animal já conhecido pela ciência, e se as baleias evoluíram mesmo de mamíferos terrestres, tinham feito isso bem antes dos basilossauros.
Mas após alguns dias de escavação, vem uma segunda grande descoberta para carreira de Gingerich, os basilossauros tinham algo que as baleias modernas perderam a muito tempo: PERNAS. Os ossos eram pequenos mais inconfundíveis, tratava-se de uma pélvis, uma rótula, dedos. Essa baleia tinha todos os ossos da perna. Isso foi uma evidência dramática, que baleias foram animais quadrupedes.
Desde então, ele e outros completaram uma estória fantástica.

Cientistas agora pensam que o ancestral mais antigo das baleias é similar ao sinonyx de 50 milhões de anos.

Sinonyx era um caçador oportunista que viveu e caçou ao longo das praias de um mar ancestral. Talvez seus descendentes encontraram na água uma fonte de comida, e com menas competição.
Em milhões de anos, pernas frontais tornaram-se nadadeiras, as traseiras atrofiaram, corpos perderam a pelagem, e ficaram com um familiar formato longilíneo. Desde este achado, o pakicetus, a lista de baleias transitórias tem crescido. Ela agora inclui Ambulocetus, Rhodocetus, durodon, assim como o basilossauros.
Eles revelaram outro elemento da evolução das baleias; a gradual migração das narinas para o topo da cabeça, enquanto se adaptavam para respirar sob a água.

E os ossos não são a única evidência da evolução das baleias.
Frank Fish estudou como mamíferos marinhos nadam, ele procura por suas heranças evolucionárias no modo que se movem na água.
A grande questão é: Como você vai de um animal terrestre que corre com 4 pernas, para algo como o golfinho que não tem nenhuma perna e está plenamente adaptado para nadar no mar?

Mesmo que baleias parecessem peixes, eles não nadam como eles.

Peixes nadam flexionando suas espinhas lateralmente como um tubarão.
Mas mamíferos nadam diferente.
Repare uma lontra, ela nada ondulando sua espinha de cima para baixo.. do mesmo jeito que as baleias fazem.
E, como já foi revelado, do mesmo jeito que os animais terrestres flexionam suas espinhas ao correr.
As baleias lavaram para o mar o jeito de mover-se dos ancestrais, e podemos ainda vê-lo.. 50 milhões de anos mais tarde.
Em geral, a evolução não inventou nada novo nas baleias; apenas reutilizou os mamíferos terrestres. Ou seja, usou o velho para fazer o novo, chamamos isso de "Tinkering". E ela faz isto em cada grupo de animal todo tempo durante as histórias evolucionárias.

O ponto de partida para as baleias foi os animais quadrúpedes que viveram a 50 milhões de anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário